Consulta Prime - O melhor possível para sua saúde, sempre! Venha ser Beneficiário Prime e obtenha até descontos Especiais em Consultas, Exames e Procedimentos.
Sab - Dom: 10:00 - 18:00 hs.
(11) 2028-1478
agenda@consultaprime.com.br

Notícias Recentes

Title Image

Acupuntura

Início  /  Especialidades  /  Acupuntura

Acupuntura

A Acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde.

Perguntas Frequentes

Como funciona a acupuntura?

A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro).

Assim, deflagrando a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

Acupuntura é indicada para que?

O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido à sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo.

A acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais, Distúrbios digestivos, Distúrbios respiratórios, distúrbios neurológicos e musculares.

Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.

O tratamento por acupuntura é doloroso?

Não. Os “pontos de acupuntura” são regiões especiais da superfície do corpo porque concentram terminações nervosas, células que liberam neuro-hormônios e íons. Desse modo a inserção das agulhas nesses locais sempre ativará uma resposta que poderá ser sentida pelo paciente como uma leve picada discreto choque, sensação de formigamento, calor ou coceira.

Crianças podem ser tratadas por Acupuntura?

Sim, não existe restrição de idade para o tratamento por Acupuntura. Em recém-nascidos, após o diagnóstico do médico poderá aplicar pressão digital , ou pressão com objeto de ponta formada por uma pequena esfera. Crianças maiores, que já têm alguma compreensão do procedimento a ser realizado geralmente aceitam bem o uso das agulhas.

Grávidas podem realizar Acupuntura?

A Acupuntura pelo seu nível de segurança pode ser aplicada em gestantes durante toda a gravidez, com vários benefícios inclusive. A Organização Mundial de Saúde recomenda como tratamento principal para as náuseas e vômitos, tão comuns no primeiros três meses da gestação.

A medida que a gestação evolui, pelo crescimento uterino e descolamento do ponto de equilíbrio do corpo são comuns as dores na região lombar. A acupuntura com seu efeito analgésico trás alivio para a dor sem riscos ao feto. Sendo prescrita como auxiliar no diabetes gestacional, na hipertensão gravídica e na regulação das contrações uterinas, tanto diminuindo a intensidade e frequência das contrações precoces quanto estimulando as contrações para o parto.

Conheça Nosso Time

Fisioterapeuta Acupunturista

Especialista em reabilitação pós-traumática e tratamento de dores crônicas, utiliza técnicas fisioterápicas tradicionais e acupuntura oriental.

Open chat
Precisa de ajuda? Clique aqui -->